Nova diretoria assume o Conselho de Cultura

Em cerimônia que contou com a presença do prefeito Valderico Reis na tarde de quinta-feira (27), na Casa dos Conselhos (avenida Bahia, 512, Cidade Nova), foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, que tem como presidente Simone Reis e um colegiado de nove conselheiros-titulares. “Nossa preocupação é cumprir as finalidades do CMC, principalmente zelar pelo patrimônio artístico e histórico-cultural, apontando sugestões ao atual governo para o cumprimento desses objetivos”, disse Simone Reis, que também dirige a Fundação Cultural de Ilhéus.

A nova presidente lembrou também que está entre as metas do Conselho de Cultura manifestar-se em parecer sobre todas as propostas de tombamento relativas ao patrimônio arquitetônico situado no território ilheense, além de opinar oficialmente sobre o tombamento ou destombamento de outros bens culturais do município.

Além da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), integram o Conselho Municipal de Cultura representantes de entidades e órgãos públicos diversos sediados em Ilhéus, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Instituto Histórico, Academia de Letras, Conselho de Entidades Afro-Culturais, Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação. Dentre as atribuições da presidência está a representação institucional do órgão e as ações em seu nome, junto às autoridades estaduais e federais, além,. Naturalmente, daquelas referentes à população, em nome de quem essas ações são exercidas.

Decisões conjuntas
A presidente Simone Reis afirmou que, em sua gestão, está claro o desejo de fazer o melhor pela cultura do município, evitando as decisões isoladas. “É nossa intenção decidir em conjunto, ouvindo sempre os representantes das entidades envolvidas no processo”, declarou, salientando ainda que “firmar parcerias também faz parte do elenco de medidas que vão ser tomadas à frente do Conselho”.

À cerimônia, além do prefeito Valderico Reis, compareceram os secretários municipais Maria Carolina Cunha (Educação), Selem Rachid Asmar (Planejamento e Controle Orçamentário), Jorge Vianna (Agricultura, Interior e Pesca), Vera Lúcia Oliveira (Meio Ambiente), Fátima Reis (Ação Social) e Rúbia Carvalho (Comércio, Indústria, Ciências e Tecnologia), além de representantes da Academia de Letras (Maria Luiza Heine), Instituto Histórico (Manoel Carlos Amorim de Almeida) e do Conselho de Entidades Afro-Culturais (Jackes Rodrigues dos Santos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *