SEBRAE APRESENTA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO COMÉRCIO

De acordo com Eduardo Andrade, gerente do Sebrae, que apresentou o projeto a representantes de várias entidades ilheenses, este é justamente o espírito que se espera encontrar nas autoridades municipais, sem que o setor público promova a tutela do setor privado, conforme ocorre em determinadas situações. “Trata-se de um trabalho conjunto, em que o Sebrae está apresentando a proposta inicial, mas sem qualquer intenção de ter um projeto acabado”.
O projeto de revitalização do comércio varejista de Ilhéus, apresentado pelo Sebrae, conta com o apoio do governo Valderico Reis, que oferecerá os serviços públicos necessários ao êxito do empreendimento, segundo informou na manhã de quinta-feira (27) a secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho. “Teremos uma parceria moderna, com divisão das responsabilidades entre o poder público e os empresários, cada um fazendo sua parte”, enfatiza a secretária.
Sem tutela
Eduardo Andrade afirmou que nem mesmo o local em que o projeto será implantado está definido, podendo ser a rua Araújo Pinho, a Marquês de Paranaguá ou outra via, à escolha dos empresários. Pelo projeto inicial, que será objeto de discussões futuras, o município ficará com a parte de fiscalização, segurança e investimentos gerais de infra-estrutura, enquanto os comerciantes criam as regras de comportamento, incluindo questões como horários de trabalho, capacitação de pessoal, melhoria de ambiente interno e modernização dos espaços de negócios.

Os cálculos iniciais apontam para um investimento de R$ 50 mil do Governo do Estado, via Sebrae, parcela igual das entidades representativas comércio, além da contrapartida, em serviços, feita pela prefeitura. Para que o projeto seja executado, há necessidade de amplo entendimento entre os parceiros potenciais. “A Prefeitura não pretende fazer acordo com ´uma entidade´, como se fazia em outros tempos, mas uma parceria ampla, com ´as entidades´ representativas do comércio”, esclarece a secretária Rúbia Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *