INTERNET COMUNITÁRIA

Tornar a internet um instrumento de pesquisa disponível a um número cada vez maior de ilheenses. Esse é o principal objetivo de um projeto que está sendo realizado pela Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho. A atual administração encontrou cinco computadores na casa, dos quais apenas dois estão em condições de uso e somente um oferece acesso à internet.

Ampliar o serviço de internet comunitária é prioridade do atual governo e, com esse objetivo, existem contatos firmados junto à Embratel e ao Ministério das Comunicações, que já disponibilizaram em regime de comodato 14 novos pontos e equipamentos para conexão via satélite. De acordo com a bibliotecária Regina Macedo Figueiroa, que administra a casa, o próximo passo será conseguir os terminais de computador.

“Acredito que não teremos dificuldades em firmar parcerias com empresas instaladas na cidade”, afirma a bibliotecária. Segundo ela, a ampliação da internet comunitária vai beneficiar, principalmente, os alunos da rede pública de ensino. “Manter o serviço com apenas um computador é muito difícil, em função da grande demanda”, explica. O acesso à internet comunitária é gratuito e o usuário paga apenas pela impressão de textos e ilustrações.

Hoje vinculada à Secretaria de Educação de Ilhéus, a Biblioteca Adonias Filho está implementando novos projetos também com o objetivo de estimular o gosto pela literatura. A principal iniciativa nesse sentido foi a criação da “Hora do Conto”, implementada num primeiro momento no próprio espaço da biblioteca, mas que também será levada ao Abrigo São Vicente e creches municipais. Na Adonias, já acontecem sessões de contação de histórias às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.

A biblioteca também acaba de ativar o setor de leitura em braile, numa parceria com a Organização Não-Governamental Dorina Nowille. Segundo Regina Figueiroa, essa é uma proposta que busca permitir maior inclusão dos portadores de deficiência visual, “garantindo-lhes acesso à informação e à cultura”.

Novo horário
Outra novidade é que a Biblioteca, situada na Praça Castro Alves, Centro de Ilhéus, ampliou seu horário de funcionamento, que passa a ser das 8h às 18h. Com isso, a comunidade tem três horas a mais para utilizar os serviços de leitura e pesquisa, e os turistas também ganham mais tempo para visitar o prédio histórico. O setor de empréstimos também foi reativado, bastando que a pessoa interessada faça o cadastro na própria biblioteca”, orienta a administradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *