A avenida Soares Lopes foi tomada por nativos e turistas, na última sexta-feira (7), na abertura do Projeto Ilhéus Fitness. Num palco instalado ao lado da catedral de São Sebastião, professores deram dicas sobre a importância da prática de atividades físicas e, no mesmo espaço, aconteceram apresentações de grupos de dança. O Ilhéus Fitness é uma ação articulada entre as secretarias municipais de Esportes e Cidadania, Saúde, Transportes e Trânsito e de Serviços Públicos.
Na abertura do projeto, o público teve a oportunidade de acompanhar, por exemplo, dicas sobre alongamento correto antes de começar qualquer atividade física. Todo o trabalho foi monitorado por instrutores de educação física de Ilhéus, sob a coordenação do professor Carlos Nascimento, um dos idealizadores do evento. Durante a programação, os participantes também assistiram às apresentações dos grupos DançArt e Swinghetto, numa festa que só terminou perto das 23 horas. “A proposta do Ilhéus Fitness é combinar dicas de exercícios para vida saudável com lazer noturno”, afirma Nascimento.
O professor disse que a apresentação na Avenida Soares Lopes foi apenas a largada do Ilhéus Fitness. Segundo ele, o prefeito Valderico Reis quer levar o projeto para as zonas norte e sul, principalmente nas praias do Malhado e dos Milionários. O agito volta a acontecer na Avenida nas próximas quinta e sextas-feiras, 13 e 14. Outras apresentações estão previstas para os dias 17, 18, 20, 21, 27 e 28. “Nosso objetivo é reduzir o sedentarismo e levar estímulo para que as pessoas pratiquem exercícios físicos diariamente”, afirmou.
A julgar pela abertura, o Ilhéus Fitness agradou. A estudante universitária mineira Karla Marie Scampo compareceu ao evento acompanhada da família e de amigos, e fez questão de elogiar a iniciativa. “Ilhéus é uma das cidades mais belas do Brasil e é importante que o poder público promova ações desse tipo, criando opções para os turistas”, disse.