Ilhéus seleciona agentes para controle da dengue

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará nas duas próximas semanas seleção e treinamento de 129 agentes para que trabalhar no combate e controle da dengue e evitar um possível surto da doença no município. A intenção é que os agentes de saúde já estejam trabalhando na última semana de janeiro, atuando nas zonas urbana e rural, realizando o serviço domiciliar e eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O trabalho começou a ser feito por funcionários cedidos pela 6ª Diretora Regional de Saúde (Dires). Dos seis ciclos que compõem o controle anual da epidemia, apenas um foi cumprido no ano passado, aumentando a possibilidade de alastramento da dengue em Ilhéus. Em 2004, foram notificados 65 casos da doença, sendo 4 confirmados laboratorialmente. O secretário municipal de Saúde, Marzio Azzaro d’Lippi, destaca que este número é subdimensionado, pois muitos pacientes chegam à emergência dos hospitais e os casos não são notificados.
O secretário explica que a visita domiciliar deve acontecer a cada dois meses, acompanhando o ciclo de reprodução do mosquito. Além da retomada do combate à dengue, o novo governo tem entre as ações prioritárias no setor de saúde a reativação da Vigilância Sanitária, que deixou de atuar nos últimos meses de 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *