FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA APRESENTARÁ MODIFICAÇÕES

A programação da festa da Puxada do Mastro terá início na próxima sexta-feira (7), às 21h, e prossegue até domingo (9), resgatando apresentações que haviam sido excluídas em anos anteriores, como as Camponesas, os Mascarados e o Boi Bumbá. No mesmo dia da abertura, haverá shows de Otávio Jr. e Banda e Forró Moleque.
A festa é realizada todos os anos, no segundo domingo de janeiro, mas nesse ano, o governo de Valderico Reis promoveu modificações com o objetivo de recuperar o sentido religioso do evento. A principal alteração foi adiar a benção do mastro para o domingo seguinte (16), criando um espaço exclusivo para a parte sacra da festa de São Sebastião.
No sábado (8), às 19h30, será realizada a Missa dos Machadeiros, apresentações tradicionais e show na praça Cláudio Magalhães, com as bandas Fazendarte, Carbono 14 e Zabumbahia. No domingo (9), os índios machadeiros entrarão na Mata do Ipanema para cortar a árvore que servirá de mastro. De lá, eles carregarão a tora nos ombros até a praça da igreja, onde os fiéis participarão da Missa de São Sebastião, às 9h. Em seguida, o mastro será erguido e servirá para sustentar a imagem do santo.
Durante toda a festa, desde o corte da árvore até o momento de fincar o mastro em frente à igreja, os índios fazem louvores ao santo, com orações, pedidos, promessas e agradecimentos pelas graças recebidas. Nesse ano, eles contarão com a participação de um bloco de percussão que irá acompanhar os cânticos. Tornou-se costume entre as pessoas a retirada da casca ou pedaços da madeira para fazer chás ou guardar como amuletos.
A festa também apresenta um aspecto ecológico, já que é feito o plantio de 50 árvores nativas na mesma mata de onde se retira o mastro. A expectativa do secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, é de que a Puxada do Mastro atraia um público bem maior do que o registrado em anos anteriores, devido ao crescimento do fluxo de turistas nesta alta estação. Mais de 10 mil pessoas, entre nativos e visitantes, é a expectativa de público para o evento, que se encerrará na noite de domingo, com shows das bandas Samboli e Oskaraébom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *