A solenidade contou com a participação de representantes dos clubes da melhor idade que foram criados na cidade com o apoio da atual administração do município. O prefeito Jabes Ribeiro disse que gostaria de repassar o imóvel à entidade dos idosos totalmente pronto, mas a obra não foi concluída. Sendo assim, afirmou que a partir de janeiro lutará junto ao governo do estado, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, para que as obras de reforma possam ser iniciadas num curto espaço de tempo. A concessão, aprovada pela Câmara de Vereadores através da Lei 3.136, será gratuita e com prazo de 20 anos, devendo ser utilizado exclusivamente para as atividades previstas no artigo 230 da Constituição Federal.
Na oportunidade, o prefeito destacou que além de promover a auto-estima da população idosa do município, o novo espaço terá que servir “exclusivamente para dar amparo às pessoas idosas, assegurando, através dos diversos segmentos que têm a mesma finalidade, sua participação na comunidade e propiciando meios para o desenvolvimento de atos ou atividades em defesa da sua dignidade, seu bem-estar e direito a uma vida digna e saudável”.
CONQUISTA – Na opinião da presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues dos Santos, o imóvel irá oferecer opções de lazer e entretenimento ao público da terceira idade, além de promover a sua integração. “Essa conquista é a maior realização para todos os idosos e pré-idosos do município de Ilhéus. Nela, nós iremos faremos reuniões e oficinas de trabalho que visam a melhoria da qualidade de vida”.
A Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia tem atualmente sede provisória no Clube Social do Malhado e conta até agora com 236 filiados. Prestigiaram a solenidade o presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Teles; as presidentes dos clubes da Maior Idade, Silderildeles Pinto Oliveira e Lícia Maria Amaral de Magalhães, respectivamente, Arco Íris e Nova Vida; os secretários John Ribeiro, de Assistência Social e José Carlos Tavares, de Governo; e os vereadores Jailson Nascimento e Ivo Evangelista.