Cada cooperativa recebeu as chaves e documentos de um caminhão e de um veículo marca Gol, que serão utilizados para realizar atendimento de transportes aos assentamentos existentes na região, beneficiando o escoamento da produção agrícola. Segundo Antônio Zugaib, somente em Ilhéus existem 17 assentamentos agrários, numa iniciativa conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, que investiram não só na desapropriação de terras, como também na construção de residências de alvenaria, implantação de escolas e sistema de energia elétrica..
Segundo o secretário Antônio Zugaib, o município de Ilhéus foi escolhido para firmar essa parceria com o Ministério da Reforma Agrária, representando a região sul da Bahia, por ser o único a se encontrar totalmente habilitado perante o Governo Federal, “e isso vem facilitando bastante a tramitação de projetos de grande alcance social, principalmente para o atendimento das famílias assentadas, dando condições para que se mantenham no campo com dignidade”, acrescentou.
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro, além de parabenizar os representantes das cooperativas, também ressaltou outras ações que resultaram em importantes investimentos para a zona rural, como a Usina de Leite de Santo Antônio, a implantação do projeto Luz no Campo que já beneficiou 14 localidades, e também a instalação de cinco fábricas de beneficiamento de mandioca. Também destacou a construção de pontes em parceria com a comunidade no Ribeirão Branco e no Santana, entre outras.