Dando prosseguimento ao processo democrático de transição do governo municipal de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro encaminhou ontem para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei complementar que dispõe sobre alterações na estrutura organizacional do município. O envio do projeto de lei atende a uma solicitação do prefeito eleito Valderico Reis, que será empossado em 1° de janeiro, que propõe mudanças no organograma de diversos setores do governo e a criação de três novas secretarias e cargos de assessoramento. O atual prefeito Jabes Ribeiro disse que encaminhou o projeto na íntegra, considerando um instrumento de colaboração com o processo de transição pacífica do governo.
Entre as novas secretarias propostas pelo futuro prefeito estão a de Agricultura, Pesca e Interior, a de Meio Ambiente, e a de Transporte e Trânsito. O projeto cria a chefia de cerimonial no Gabinete do Prefeito, mantendo a Procuradoria Geral, com a indicação de sub-procuradores. A Secretaria de Governo ganha também a função de execução de projetos estratégicos, sendo mantidas as secretarias de Planejamento e Controle Orçamentário, de Finanças, de Administração, de Educação, de Turismo, de Saúde, de Esporte e Cidadania, de Serviços Urbanos e a Fundação Cultural. A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) passará a ser vinculada à secretaria de Meio Ambiente.
O projeto encaminhado ao Poder Legislativo, que deverá ser votado em regime de urgência redefine a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, substitui a Secretaria de Infra-Estrutura pela Secretaria de Engenharia e Obras, transforma a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, que foi desmembrada da área de agricultura e pesca.