O fotógrafo publicitário e designer alemão Michael Machnick, que reside em Ilhéus desde 2001, abre amanhã (15), às 20 horas, sua primeira exposição individual no Centro Cultural Bataclan, que é resultado do seu trabalho em diversas multinacionais e em viagens por mais de 30 países. Além de fotografar produtos e pessoas para Phillip Morris por 18 anos, incluindo todas as marcas da Malbooro Classics – grife para homens –, também trabalhou para a cervejaria Miller Brewing, para a Levis e a Strauss Orange, uma das maiores empresas de telecomunicações da Europa. A exposição fica aberta à visitação pública até o final deste mês.
Na Suíça, Michael Machnick fundou a Association of Switzerland Portrait Photographers e foi um dos profissionais mais requisitados para fotos e comerciais. “Minha vinda para Ilhéus se deu porque a cidade possui inúmeras belezas naturais e as praias mais bonitas do mundo. Aqui, espero mostrar para a região sul-baiana a experiência adquirida em viagens feitas pelo mundo e trabalhar em parceria com fotógrafos dessa terra”.
LIVROS PUBLICADOS – Autor de quatro livros sobre fotografia de estúdio e com 30 anos de experiência profissional, Michael tem em seu acervo equipamentos de última geração, a exemplo da câmera Hasselblad 6×6 com back phase one para fotografia digital, e utiliza também um computador Mac G3 para retoque digital e outras câmeras Nikon e Arca Suísse 4×5, além de contar com 10 mil watts de iluminação de estúdio e outros acessórios considerados indispensáveis para fazer uma boa fotografia.
Desde que se estabeleceu em Ilhéus, ele tem se preocupado em trabalhar com fotos industriais, turísticas e comerciais, “que são minhas preferidas, mas também dedico tempo para qualquer tipo de imagens”. Relata que principalmente sua mulher, professora de educação física Rosa Malena do Carmo e alguns companheiros que atuam nessa atividade também têm lhe dado muito apoio, abrindo espaços para divulgação do seu trabalho na cidade e em outros municípios.