As informações são do secretário Antonio Zugaib, ao comentar sobre a posse hoje (7), da nova diretoria do Conselho Municipal de Comunidades Rurais, presidido por Gideon Faria dos Santos. O secretário destaca como parceiros do processo diversas entidades governamentais, instituições técnicas e científicas como a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Ceplac, além das organizações não-governamentais, associações de produtores, de moradores e sindicatos, articulados através da entidade, que funciona há sete anos e congrega hoje quase 80 entidades.
Explica que a idéia do conselho surgiu a partir da necessidade de acompanhar e implementar o Fundo Municipal de Apoio Comunitário (Fumac), que é ligado ao Programa Produzir, viabilizando a construção de escolas e de habitações rurais em assentamentos. Daí para a implantação de unidades agroindustriais como usina de beneficiamento de leite, já em operação e cinco unidades para fabricação de farinha de mandioca e apoio ao processo produtivo agrícola, foi um passo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também implementou, através de parceria com o governo do estado e Coelba, o “Programa Luz no Campo”, com aplicação de recursos da ordem de R$ 2 milhões em infra-estrutura de eletrificação rural na zona de Itariri, Rio do Engenho, Japu e nos assentamentos Frei Vantuyr, Ressurreição e Nova Vitória, beneficiando a mais de mil famílias.
O secretário considera que Ilhéus teve como conseqüência deste trabalho o maior volume de investimentos do programa de eletrificação na Bahia e outros 19 projetos estão em fase de implementação, agora através do “Programa Luz para Todos”, implementado pelo governo federal, em parceria com o estado do estado e com a prefeitura num esforço de inclusão social.