BASE ALIADA DEFINE CANDIDATURA DE JABES A DEPUTADO ESTADUAL

Perto de concluir o seu terceiro mandato como prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro descartou a possibilidade de disputar o mesmo cargo em 2008, decidindo, a partir de agora, utilizar a experiência adquirida na vida pública, lutando pelas causas de Ilhéus e região na Assembléia Legislativa. O anúncio foi feito no último sábado (6), durante encontro da I Jornada da Base Aliada Regional, onde 15 prefeitos regionais – entre eleitos e reeleitos – se fizeram presentes no salão azul do Ilhéus Hotel.

Segundo Jabes, nestes seus três mandatos teve a possibilidade de contribuir como homem público com o desenvolvimento de Ilhéus, e a implantação de políticas públicas que transformaram o município nos últimos anos. “Portanto – disse -, compreendo que é a hora de abrir espaços para novos companheiros”, ressaltando que deixa para o seu sucessor um município organizado,além de um acréscimo de 15%, de aumento real, nas receitas de ICMS.
O prefeito de Itapé, Pedro Jackson, conhecido popularmente como Pedrão, afirmou que Jabes Ribeiro é um profundo conhecedor das causas regionais e das dificuldades que atravessa a economia cacaueira, lembrando que, quando deputado federal constituinte, obteve nota dez no congresso nacional, “o que, certamente lhe credencia a ser o melhor representante da região”, enfatizou. Afirmou ainda que as principais lideranças, os vereadores e o povo de Itapé não faltarão com seu apoio para a candidatura de Jabes a deputado estadual.
Jarbas Barbosa, prefeito reeleito de Itacaré, e pertencente a Base Aliada, argumentou que “conhece o caráter e as peculiaridades de Jabes Ribeiro, e embora sendo seu amigo pessoal, hipoteco meu apoio não pela amizade, mas pelo que a pessoa de Jabes representa como homem sensível às causas municipalistas, e pelo trabalho já empreendido para a região Sul da Bahia. “A nossa região merece um nome forte com capacidade aglutinadora, e digna de um representante em potencial, e esse nome é, sem dúvida nenhuma, Jabes Ribeiro”, afirmou.
Mesmo na condição de convidados especial da Base Aliada, Henrique Oliveira, prefeito de Ibicaraí, entende que essa é a hora dos prefeito regionais se organizarem com a finalidade de construir uma forte liderança, capaz de traduzir o sentimento do Sul da Bahia, “e pela importância da capacidade de articulação de Jabes, ele é quem está melhor preparado para ser o grande interlocutor dos municípios sulbaianos na Assembléia Legislativa e junto ao governo estadual”.
JORNADA – A I Jornada de Capacitação da Base Aliada Regional teve como principal objetivo oferecer aos novos gestores regionais instrumentos e mecanismos focalizando uma nova filosofia de governo, capaz de garantir a governabilidade no enfrentamento de desafios, a exemplo da aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal, promoção do equilíbrio e acompanhamento das contas públicas, Estatuto das Cidades, a importância do Planejamento e da Reforma Administrativa, além de planificar a relação efetiva com as câmaras de vereadores.

De acordo com Jabes, durante a jornada foi possível apontar caminhos para se garantir o mínimo necessário de tranqüilidade aos prefeitos eleitos, que terão de enfrentar uma dura realidade em seus municípios, do ponto de vista socioeconômico, e, principalmente com o atual quadro de desemprego que se desenha na região. Para ele, as dificuldades levam os prefeitos a ter que implementar novas formas de governar, com seriedade e ética, mas, acima de tudo com perseverança, força de vontade, destinando todo o seu tempo para vencer os desafios.

Ao encontro, estiveram presentes os prefeito Antônio Júnior, de Teolândia; José Mendonça, Ipiaú; Ricardo Souto, Itarantim; Moacir Andrade, Itambé; Pedro Jackson, Itapé; Jarbas Barbosa, Itacaré; Jônatas Silva, Barra do Rocha; Henrique Oliveira, Ibicaraí; Monalisa Tavares, prefeita eleita de Ibicaraí; Gilberto Andrade, Aurelino Leal; Ney Apolinário, Itapitanga; Paulo Argolo, Cravolância; Geová, São José da Vitória, e Orlando Filho, de Buararema. Do total, seis compõem a Base Aliada e os demais participaram do encontro como convidados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *