O Instituto Nossa Senhora da Piedade realiza campanha visando angariar recursos com a finalidade de investir na restauração do seu patrimônio arquitetônico, considerado um dos mais importantes de Ilhéus. De acordo com a coordenadora da campanha, Regina Mendonça, foi realizada a aquisição de parte do material necessário para as reformas, além de contratação de pessoal e locação de máquinas para as obras, e para cumprir o pagamento dos compromissos, será realizado o evento “Piedade Fashion”, amanhã (5), a partir das 20 horas, com lançamento da coleção primavera-verão das lojas “Disritmia”, “Carmim” e “Arezzo”, e logo após uma “Dance house”, com o DJ Rogério. O ingresso está à venda no próprio Instituto.
De acordo com Regina Mendonça, o Instituto da Piedade necessita fazer as seguintes restaurações: concretagem das torres e cruzes; conserto do telhado da Igreja Nossa Senhora da Piedade, pintura externa da igreja e das paredes, recuperação dos vitrais, troca das grades das janelas, colocação das grades de proteção dos vitrais, e reforma do salão de eventos. “O apoio da comunidade, participando do evento, é muito importante, pois o orçamento recebido das empresas contatadas é bastante vultuoso, e precisamos angariar fundos para que as restaurações sejam viabilizadas”, afirmou.
HISTÓRICO – O Instituto Piedade tem 89 anos de história voltada exclusivamente para a educação e a fraternidade. A sua inauguração ocorreu em 1916 sob a administração da Ordem das Irmãs Ursulinas que também se empenhou na construção da igreja que foi entregue aos fiéis em 1929 durante festa religiosa. Em 1994 foi realizada campanha para a recuperação do seu conjunto arquitetônico denominada “Piedade – abrace essa causa”. Agora, dez anos depois, o Instituto volta a conclamar a sociedade para que colabore na conservação desse patrimônio de Ilhéus.