O prefeito Jabes Ribeiro aproveitou o anúncio das obras de urbanização do bairro Nossa Senhora das Vitórias pelo governador Paulo Souto, para apresentar um relato das ações realizadas nos últimos oito anos, na Prefeitura de Ilhéus, que apesar de enfrentar a grave crise que se abateu na lavoura cacaueira, começa a apresentar sinais de recuperação. Ele comemora que em 2005, pela primeira vez nos últimos dez anos, o ICMS de Ilhéus terá um aumento efetivo de 14%, ampliando assim a principal receita tributária do município.
Em seu discurso, o prefeito agradeceu ao governador a possibilidade de realização de uma obra importante para Ilhéus, cumprindo um compromisso assumido com a população local e fez uma avaliação dos avanços “conseguidos com a melhoria dos serviços públicos, vencendo os desafios de um período de muitas dificuldades”. Citou como exemplo, que nos últimos 10 anos, o ICMS do município caiu de 3,52% para 1,51%, o que representa uma redução de 60% no mais importante tributo, porque os problemas do cacau afetaram toda a cadeia produtiva.
Segundo Jabes Ribeiro, mesmo com uma conjuntura econômica desfavorável, a mortalidade infantil sofreu uma redução de 50%. Também foram reduzidos os indicadores de reprovação e de evasão escolar. “Melhorada a infra-estrutura e realizadas obras em parceria com o estado, como o Centro de Convenções e do Quarteirão Jorge Amado, em síntese, criamos condições objetivas para a cidade avançar na retomada do desenvolvimento econômico e social”.