Em paralelo às ações implementadas, foram implantados no âmbito municipal programas como o Ilhéus Mais Simples, similar ao Simples Federal e Estadual, com aplicação no ISS. Com o novo sistema implementado, o contribuinte do ISS passou a recolher o tributo com base numa estimativa das receitas da empresa e, ao final do exercício, é realizado um cotejamento pelo qual ele poderá pagar a diferença dos tributos não arrecadados no período.
Outro programa é o Operação Verão, com a intensificação da fiscalização em hotéis, pousadas e similares, ou ainda o de substituição tributária, nos casos em que ocorre a retenção do ISS na fonte. A Câmara de Vereadores também aprovou, no ano passado, a nova lei sobre a arrecadação de ISS, que ganhou uma nova formatação e foi atualizada. A Secretaria de Finanças também regulou e fixou o prazo de 24 meses para a utilização da nota fiscal de prestação de serviços, a contar da data de autorização para a sua impressão.
A Prefeitura de Ilhéus também assinou convênio com a Secretaria Estadual da fazenda para acompanhamento do Demonstrativo Mensal de Apuração (DAM) pelos contribuintes de Ilhéus, o que permite acompanhar o Índice de Participação do Município, uma vez que o ICMS ainda é e continua sendo a principal receita gerada para o município. O novo sistema permite detectar eventuais erros, omissões e até mesmo de preenchimento do documento de arrecadação.