A secretaria municipal de Saúde acaba de divulgar os resultados parciais da campanha de vacinação anti-rábica, que está sendo realizada na cidade e na zona rural, tendo como meta imunizar 33.221 cães e gatos até 20 de novembro em Ilhéus, numa parceria com a secretaria de Saúde do estado e com a participação de alunos e professores do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Até Agora foram imunizados 22.494 animais. Segundo o coordenador da campanha, o médico Antonio Luiz Firmo, até 15 de outubro, foram vacinados 16.486 cães na zona urbana, o que representa 81,6% do previsto e 2.124 na área rural, 28,4%. A vacinação de cães atingiu em Ilhéus 67,22% da meta programada.
A vacinação de gatos também continua dentro do cronograma planejado e até 15 de outubro, foram vacinados na área urbana 3.055 animais, o que representa 75,6% da meta programada e outros 829 gatos na zona rural, onde foi atingido 55,4% do previsto. A imunização de gatos contra raiva atingiu a 72,77% e as ações continuam sendo intensificadas na zona rural com a mobilização de equipes móveis.
O objetivo da campanha é vacinar cães e gatos contra raiva, uma zoonose que também pode ser transmitida para o homem e é fatal. A doença é transmitida, principalmente, por meio da saliva do animal infectado, o que aumenta os riscos de uma mordida por um animal contaminado. O período de incubação varia de 15 a 60 dias, quando o animal contaminado apresenta os primeiros sintomas da doença, que tem evolução rápida até a morte da vítima.
Em Ilhéus, a Secretaria de Saúde montou um esquema especial de atendimento disponibilizando para a população 53 postos fixos e unidades móveis, com equipes treinadas, que se deslocam em vilas, povoados e em fazendas na zona rural, seguindo roteiros previamente definidos visando garantir o máximo de cobertura vacinal.