O secretário municipal de Planejamento e Controle Orçamentário, Antonio Vieira, informa que as obras da segunda etapa do projeto de reurbanização do Quarteirão Jorge Amado estão prosseguindo normalmente em áreas do centro histórico de Ilhéus. De acordo com o cronograma elaborado pela prefeitura, as obras deverão estar concluídas antes do início da temporada de verão, quando a cidade começa a receber milhares de turistas. Os trabalhos estão sendo executados através da secretaria de Infra-Estrutura e dão continuidade ao projeto implantado pelo prefeito Jabes Ribeiro, que visa valorizar o turismo cultural, o que fortalece o comércio, e ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida da população.
O secretário ressaltou que em paralelo às obras de urbanização, a prefeitura também investiu na recuperação de prédios importantes como o Teatro Municipal, a Casa de Cultura Jorge Amado, a reconstrução do Bataclan (em parceria com a Petrobras) e tombamento com a criação de legislação especifica, de prédios particulares, muitos deles preservados pelos seus proprietários, contribuindo para fortalecer a ação de preservação do patrimônio arquitetônico e histórico iniciadas pela Prefeitura de Ilhéus.
Um aspecto ressalvado por Antonio Vieira é que na fase dois, apenas as obras de reurbanização do armazém 3, do antigo porto, não puderam ser realizadas, em função das negociações com a Codeba, empresa do governo federal que administra os portos baianos, que ainda não foram concluídas. “Mas o projeto está pronto e o armazém 3 deverá ser transformado numa praça coberta, funcionando como mais um espaço de lazer para a população e visitantes. Vieira informa ainda que a terceira fase do projeto está em fase de elaboração, visa a revitalização do calçadão das ruas Marquês de Paranaguá e D. Pedro II, que integram o Quarteirão Jorge Amado. O projeto tem um custo inicial orçado em R$ 2,5 milhões e completaria a proposta de revitalização e reurbanização do centro histórico de Ilhéus.