“O QUADRO” EM DOSE DUPLA

O Teatro Popular de Ilhéus tem programado para este sábado (16), no Teatro Municipal, às 20h30min, a apresentação do espetáculo “O quadro”, texto de Romualdo Lisboa, que enfoca a questão da violência, drogas, sexualidade, abuso infantil e a corrupção, encenado ao vivo com a banda “O Quadro”, de hip-hop, com oito músicos interagindo com a platéia. A mesma banda também se apresenta a partir das 23 horas, no Sábado Sim, na Barrakítica, ao lado do “Quizila”, que vem trabalhando com reggae, num show que promete atrair um público jovem e de gosto musical eclético.

Segundo Romualdo Lisboa, a montagem do espetáculo mistura rap e teatro num sincronismo elaborado, com a reconstrução do uso de técnicas do teatro épico de Bertold Brecht, o que tornou o processo de montagem um desafio excitante. Ele explica ainda, que a montagem do texto foi feita em conjunto com os atores, a partir de improvisações geradas com a leitura de matérias jornalísticas e debates, “até a letra das músicas foram construídas a partir de processo próprio do grupo de rapers e músicos”.

O enredo é o de uma tragédia urbana e tem como tema central a história de Lula e Lia, que vivem na periferia da cidade. Lula é morador do Alto da Tapera, filho de uma assalariada que vê na prostituição das filhas um caminho para a sobrevivência, enquanto Lia, adolescente cheia de sonhos e pesadelos, é filha de pai alcoólatra e mãe alienada através da religião, vivendo o drama da pobreza absoluta e da exclusão social. Os dois se unem e Lula, que assume a chefia do tráfico, acaba morto pela polícia, enquanto Lia se prostitui revivendo de forma dialética o circulo vicioso de pobreza que cerca os personagens que vivem nos bairros mais carentes.

O elenco é integrado por Marcelo Noaves, Maria D’Ajuda, Marcos Vicente, Ely Izidro, Rose Santos, Cristiane Santos, Álisson Cruz, Magno Maciel, Sheila Machado e Ricardo Barreto, além da banda “O Quadro”, com o DJ Reneudes Jácomy, Reinaldo Neves, percussão; Vitor Barreto, bateria; Ricardo Barreto, contra-baixo; Rodrigo José, guitarra; vocais com Professor Jeff, Freeza e Hans. Produção Mônica Guerra, Christiane Santos e Romualdo Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *