Numa parceria com a prefeitura, CDL, Sebrae, Polícia Militar e outras entidades, a Associação de Cabaneiros da Praia do Sul, em Ilhéus, deu o primeiro passo visando a aquisição de duas motocicletas para o sistema de segurança comunitária, com o lançamento de uma campanha para angariar recursos. O evento foi realizado na Cabana Soro Caseiro, na sexta-feira. Os veículos, que serão utilizados por policiais militares, servirão como suporte para o policiamento ostensivo na Praia do Sul e áreas próximas, além tornar mais ágil o sistema de segurança. Com a aquisição dos veículos, a associação de cabaneiros e parceiros institucionais pretendem ampliar a oferta de segurança aos turistas, cabaneiros e à comunidade.
Durante o lançamento da campanha, o secretário de Turismo de Ilhéus, Romualdo Pereira, destacou a importância e a necessidade de parcerias comunitárias, em especial quando se trata do combate à violência e em favor da segurança coletiva. Para o secretário, a necessidade de unir esforços para reduzir os índices de violência é essencial para todos. Ele citou ainda o esforço do governo municipal no combate à violência com a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública.
Ele acredita que as motos irão beneficiar não apenas os cabaneiros, turistas e moradores da área, mas o conjunto da população e complementou: “tenho certeza que as motos vão facilitar o policiamento ostensivo, garantindo maior mobilidade ao patrulhamento das praias e áreas adjacentes”. Já o tenente-coronel Augusto César Salgado, comandante do 2º BPM, disse que a corporação vai se encarregar de legitimar o uso dos veículos, mas que as motos serão do patrimônio da associação dos cabaneiros, sendo utilizadas operacionalmente pela PM a titulo de comodato. Disse ainda, que esse patrimônio vai ser direcionado exclusivamente a serviços que venham a beneficiar a segurança comunitária. A solenidade de lançamento da campanha foi prestigiada também pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Álvaro Evangelista dos Santos, que elogiou a parceria entre governo e sociedade civil organizada.