ESCRITURAS DE TERRENOS NO BAIRRO N.S. DAS VITÓRIAS

A Prefeitura de Ilhéus entregou na noite de ontem (9), na igreja católica do bairro Nossa Senhora da Vitória – uma das comunidades mais carentes da cidade -, cerca de 200 escrituras de concessão de posse de terreno. A ação faz parte da política de regularização fundiária, que já contemplou mais de 2.400 famílias de áreas carentes das zonas norte, sul e oeste da cidade. O programa tem o objetivo de atingir moradores que não dispõem de condições para a regularização dos lotes de terrenos onde habitam. A solenidade contou com a presença dos secretários de Administração, de Planejamento e de Infra-Estrutura, respectivamente, Antonio Madureira, Antonio Vieira e Edson Passos.

Durante o evento, o prefeito Jabes Ribeiro disse aos moradores do Nossa Senhora da Vitória que o governo municipal está trabalhando para entregar mais 1.800 escrituras naquele bairro, nascido a partir de uma invasão e que está sendo urbanizado. Ele explicou que para realizar a regularização de cada novo lote, o processo deve obedecer a trâmites legais, no sentido de cumprir procedimentos legais até a formalização da escritura. A moradora Vilma Santana dos Santos foi a primeira a receber o título, das mãos do prefeito, vindo em seguida os moradores Edna Ferreira da Silva, Robson Silva, Sandra Regina e Milena Ribeiro. A entrega foi pessoal, uma vez que todos tiveram que assinar a escritura pública mediante apresentação de documentos de identidade e CPF.
“VIVER MELHOR” – Na ocasião, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a possibilidade de melhoria da qualidade de vida dos moradores da área através do programa de melhorias habitacionais Viver Melhor, que envolve diversos serviços, inclusive saneamento, esgotamento sanitário, contenção de encostas e acesso ao alto do local. Os recursos, numa primeira fase, são da ordem de seis milhões de reais, dinheiro oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que será liberado através da Caixa Econômica Federal.
Jabes garantiu que essa iniciativa é uma parceria ampla e que envolve os governos do federal, estadual e municipal. O programa Viver Melhor foi solicitado ao governador Paulo Souto, tendo em vista as precárias condições enfrentadas pelos moradores do bairro que foi povoado, em sua maioria, por pessoas vindas de municípios vizinhos de Ilhéus, que migraram em decorrência da crise do cacau buscando novas oportunidades. Trazer o programa Viver Melhor para Ilhéus foi o resultado de uma luta de dois anos, como enfatizou o prefeito Jabes Ribeiro. Os estudos para a implantação do programa estão em fase de conclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *