Um dos mais importantes espaços culturais do sul da Bahia, o Bataclan, situado na praça José Marcelino, centro da cidade -, um cenário imortalizado através da obra “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado e freqüentado por coronéis do cacau e outros personagens descritos pelo escritor – tem definida a programação para o mês de setembro, que consta exposições, apresentações de números de dança e esquetes teatrais. O Bataclan, reconstruído em parceria pela Prefeitura de Ilhéus, Petrobras e do Programa FazCultura, executado pelo governo do estado, recebe todos os dias mais de 200 visitantes de várias idades e camadas sociais.
No salão multimídia Coronel Ramiro Bastos, está aberta à visitação pública de 1º a 8 deste mês a exposição da artista plástica Cida Silva, denominada “Cores e formas”. E no período de 9 a 16, também de setembro, o público da região terá a oportunidade de conhecer a exposição Josué de Castro, que tem como tema central “Por um mundo sem fome”, que integra o Projeto Memória 2004, da Fundação Banco do Brasil.
ESPETÁCULOS – E ainda como parte da programação de eventos do Bataclan estão confirmados os espetáculos de dança da Academia Soanne Marry de Dança, todas as quartas-feiras, sempre às 19h30min, denominado “Bataclan”. Para as sextas-feiras, às 19h30min, o público da região sul-baiana poderá ter a oportunidade de assistir o melhor do tango argentino denominado de “Valse tango”. Na parte teatral o Bataclan apresenta o espetáculo “Pantomina”, a arte do silêncio, uma homenagem ao maior mímico do mundo, de Marcel Marceau, com direção de Pawlo Cidade. Os esquetes teatrais acontecem sempre a partir das 19h30min.