PREFEITURA ISENTA MAIS 22 EMPRESAS DO PÓLO DE INFORMÁTICA

Um grupo de mais 22 empresas do Pólo de Informática de Ilhéus está sendo beneficiado com incentivos fiscais oferecidos através da Lei 2.638/97, com isenção de 10 anos para Imposto Sobre Serviço (ISS) e de igual período para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A lei que acompanha a política de expansão do pólo de informática, ao lado do Estado e da União, foi criada pelo prefeito Jabes Ribeiro como forma de estimular e apoiar a implantação de novas unidades industriais em Ilhéus, que também são estimuladas com incentivos estaduais e federais específicos.

O chefe do Departamento de Administração Tributária da Prefeitura de Ilhéus, Roberto Soares, explica que a liberação de um novo lote de isenções mostra com clareza a preocupação do prefeito ilheense em relação a atração de novas indústrias para o pólo ilheense, que conta também com uma importante infra-estrutura de serviços de energia, telecomunicações e transportes.

EMPRESAS – Entre as 22 empresas incluídos no segundo maior lote liberado pela prefeitura estão a Skytech Telecon Indústria e Comércio, MDX do Nordeste Telecomunicações, Maxtrack Industrial Ltda., Preview Computadores Ltda., Qbex Computadores Ltda., Number Tech Indústria e Comércio de Computadores, Tacom Engenharia e Projetos Ltda., Zmax Indústria e Comércio Ltda., Tecvan Informática Ltda., Marlin Industrial Ltda., Pcbox Industrial Ltda., SIMS Indústria e Comércio de Computadores Ltda., Bosytec Indústria e Comércio Ltda., Chipnet Computadores Ltda., Advanced Eletrônica do Brasil, Leader Tech Indústria Ltda, Kelon Informática Ltda., ADR Indústria e Comércio Ltda., Asscex Tecnologia e Informática Ltda., Hi-Tech do Brasil S/A, Datem Tecnologia Ltda. e Digitron do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Outro aspecto ressaltado por Roberto Soares é que o atendimento da concessão dos incentivos previstos em lei obedece a uma série de critérios técnicos e legais. Primeiro, a empresa encaminha a solicitação do benefício anexando a documentação do alvará de funcionamento comprovando a sua instalação em Ilhéus, além contrato social, CNPC, identidade, CPF dos sócios e da comprovação de quitação do IPTU do imóvel onde funciona.

Em seguida, o material é encaminhado para análise na procuradoria jurídica do município, que emite um parecer técnico. Na secretaria de Finanças da Prefeitura, a documentação também é avaliada e em seguida encaminhada para o prefeito a quem cabe formalizar a isenção. Já o Departamento de Administração Tributária atua orientando os empresários sobre o processo, fazendo o seu respectivo acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *