SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AVALIA DIRETORES ESCOLARES

Um dos vetores que tem contribuído para o avanço da educação na rede municipal de Ilhéus diz respeito a aplicação de uma política com metas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino, tendo como um dos principais objetivos tornar o aluno em cidadão capaz, estudante que se enquadre nas propostas previstas pelas mudanças rápidas ocorridas no século XXI, conforme destaca a secretária de Educação, Dinalva Mello. Nesse ponto de vista, a secretaria municipal tem encaminhado propostas para a dinâmica do processo e oferecer mais qualidade de ensino aos estudantes da rede pública, a exemplo das constantes avaliações do desempenho dos dirigentes escolares, que se constituem em um dos requisitos básicos para a gestão escolar moderna. A ação faz parte da estratégia do programa Escola Campeã, realizado em parceria com o Instituto Airton Senna e a Fundação Banco do Brasil.

A secretaria de Educação de Ilhéus promoveu mais um encontro com o propósito de avaliar o desempenho dos diretores escolares, onde foi constatada a necessidade da continuidade dessas reuniões para a consolidação do processo que prioriza o aprendizado do estudante. A informação é da gerente local do programa Escola Campeã, Ana Angélica Serafim, acrescentando que os encontros de avaliação estão integrados às propostas do programa de gerenciamento escolar. Além de Ilhéus, apenas o município de Conde foi contemplado na Bahia, com a inserção no programa.
A gerente informou que no período de 16 a 30 de agosto será realizado outro encontro com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante. O processo será por meio de amostragem: 10% do contingente de estudantes será avaliada e o objetivo é obter conhecimento dos avanços alcançados em salas de aula, assim como detectar possíveis falhas no sistema de ensino entre os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Ana Angélica Lima disse que além de ser uma exigência do programa Escola Campeã, os encontros para avaliação de alunos e dirigentes funcionam como termômetro da qualidade de ensino.
Comentado as ações do Escola Campeã, a secretária Dinalva Mello destaca que os atuais dirigentes escolares foram selecionados por critérios técnicos em substituição ao sistema de clientelismo. “Os gestores escolares precisam ter autonomia para gerenciar com responsabilidade a educação em seus municípios. As secretarias de Educação devem ser as responsáveis pela adoção, coordenação e avaliação de políticas eficientes. Este é o caminho para que a escola conquiste autonomia financeira, administrativa e pedagógica, tornando-se responsáveis pelo desempenho e, o mais importante, para que o aluno obtenha sucesso na escola e na vida”, salienta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *