CRUZEIRO COSTA LESTE

A partir da tarde desta sexta-feira (13) cerca de 35 embarcações à vela de no mínimo 27 pés – nove metros de altura -, trazendo 120 tripulantes que participam do Cruzeiro Costa Leste, desembarcam no Ilhéus Iate Clube, ponto de apoio da regata que retoma a aventura de conhecer o litoral brasileiro em grupo. Na cidade, eles serão recepcionados pelo comodoro Fausto Paiva, e às 17 horas de sábado farão parte de coquetel que será oferecido na sede do Ilhéus Iate Clube. As embarcações começaram a maratona em 31 de julho, com saída do Iate Clube do Rio de Janeiro. Na segunda-feira (16) o grupo deixa Ilhéus com destino a Maragogipe. A previsão dos organizadores do cruzeiro é chegar em Fernando de Noronha em 27 de setembro.

O traçado do Cruzeiro Costa Leste consta de oito etapas que incluem paradas paradisíacas em Ilhéus, Búzios, Vitória, Abrolhos, Maragogipe e Salvador. Da saída ao destino as embarcações percorrerão mais de 1,6 mil milhas náuticas, cerca de 2,9 mil quilômetros entre o Iate Clube do Rio de Janeiro e Fernando de Noronha. Da maratona marítima participam também veleiros do Rio Grande do Sul, Florianópolis, São Paulo, além de países como a Argentina e Inglaterra.

Fausto Paiva informou que na última etapa do evento será realizada a 16ª Regata Oceânica Internacional Recife – Fernando de Noronha – que é uma das maiores e mais esperadas provas náuticas do país, atraindo velejadores de todo o mundo. Ele disse ainda, que durante a estada dos velejadores em Ilhéus serão oferecidos passeios turísticos pela cidade, com o apoio da prefeitura e Secretaria de turismo.

Sobre o Cruzeiro Costa Leste, o coordenador do evento, François Moreau, disse que “essa é uma oportunidade única de navegar toda essa distância em companhia de comandantes experientes, o que propicia intercâmbio técnico”. Moreau afirmou que “cada barco se transforma numa espécie de agência de turismo, promovendo bolsas de candidatos a tripulantes e criando roteiros para cada equipe, que muitas vezes chegará para render uma outra”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *