O serviço de processamento de dados da Secretaria de Saúde de Ilhéus está implementando um cadastro de clinicas, hospitais, consultórios médicos e odontológicos com a finalidade de conhecer o número dessas unidades de saúde que funcionam no município e a demanda de atendimento. O diagnóstico é realizado independente do estabelecimento ser ou não vinculado ao Sistema Único de Saúde (Sus). Esse trabalho integra uma das exigências da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, que visa estabelecer o cadastro nacional de estabelecimento e clinicas credenciadas. A finalização dos trabalhos está prevista para o dia 31 deste mês e os dados são coletados por uma equipe devidamente uniformizada, com crachá de identificação para facilitar o acesso às empresas.
Os prestadores de serviços auxiliares de diagnóstico como laboratórios e pequenas clinicas deverão também serão cadastrados. Antes de iniciar as pesquisas, os cadastradores da secretaria passaram por um treinamento por mais de quinze dias, com o objetivo de uniformizar e definir a coleta dos dados necessários para que o trabalho aconteça de forma rápida e os entrevistados respondam tudo de maneira sucinta. O treinamento foi coordenado por técnicos da secretaria estadual de Saúde. Todas as informações prestadas durante a entrevista ficarão depois armazenadas nos computadores da Central de Processamento de Dados da secretaria municipal de Saúde, que os utilizará no planejamento de ações e projetos específicos.
CADASTRO NACIONAL – O secretário de Saúde, Paulo Medauar, solicita aos profissionais e proprietários de estabelecimentos de Ilhéus que colaborem, recebendo bem os cadastradores, “pois esse trabalho será muito importante para a efetivação do banco de dados do Ministério da Saúde, e vai integrar o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde. A conclusão dos trabalhos vai contribuir para ampliar a efetividade do sistema de informação em saúde, para a sociedade, principalmente a população do município de Ilhéus, que será beneficiada com uma base de dados local”, destacou.