Com investimentos de R$ 10 milhões e ocupando uma área de 4,9 mil metros quadrados, foi inaugurada hoje (4) pela manhã, a nova fábrica da Waytec em Ilhéus, que tem capacidade para produzir 35 mil monitores LCD e 400 telas touch screen. O prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do evento para o município e para a Bahia, e o apoio do governo do estado e a iniciativa privada no sentido de consolidar o Pólo de Informática, num mundo que avança para a utilização crescente da tecnologia digital.
O prefeito ressaltou a confiança da Waytec ao direcionar seus investimentos para o Pólo de Informática de Ilhéus e o esforço do governo municipal em realizar parcerias como a implantação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), para a geração de novas tecnologias, inovação e formação de uma massa crítica “que vai fazer uma grande diferença”.
Jabes Ribeiro também agradeceu ao governador Paulo Souto e ao senador Antônio Carlos Magalhães o apoio à diversificação industrial em Ilhéus, lembrando que a Incanto Divani deverá inaugurar a sua unidade fabril em setembro e que a Pomp ultima ações para a geração de empregos em Ilhéus, “temos também uma grande empresa interessada em utilizar o nosso porto para a exportação de minério de ferro de Poções e uma outra interessada no embarque de celulose produzida no extremo-sul”.
O prefeito defendeu ainda que seja acelerada a entrega pela Petrobras do porto seco, com o objetivo de viabilizar maior movimentação de cargas e mercadorias para o Porto de Ilhéus. Na mesma solenidade, o empresário Carlos Rodrigues, da Waytec, destacou a implantação da nova fábrica como concretização de projeto iniciado há anos e que se tornou realidade graças à pronta resposta do governo do estado, que ofereceu incentivos para a sua consolidação.
PARCERIA – O empresário destacou o que denominou como parceria para o desenvolvimento com o governo do estado e a prefeitura o que permitiu atrair investimentos para o futuro do Pólo de Informática de Ilhéus, informando que a empresa investiu recursos próprios acreditando não apenas na eficiência de gestão, como também no futuro do país e da região, o que vai permitir ganhos em competitividade no mercado interno e externo.
Rodrigues enfatizou que essa é a primeira indústria do gênero no país, que vai operar não apenas na fabricação de monitores com tela de cristal liquido (LCD) e também para produzir telas de touch screen, que são sensíveis ao toque. A empresa também produz PCs em contrato com outras empresas. Anunciou que os investimentos realizados visam atingir o mercado externo, com o início de exportações para Europa, Ásia e Estados Unidos.