Com a proposta de capacitar profissionais em conhecimentos teóricos e atender a costureiros e pessoas que queiram ingressar nessa atividade, a Secretaria de Assistência Social de Ilhéus realiza nos dias 9 e 10 deste mês, nos turnos da manhã, tarde e da noite, curso de tecnologia de corte sem costura, através de métodos teóricos. Com vagas limitadas, as aulas serão ministradas pela especialista em técnicas industriais de corte para costura, de São Paulo, modelista Rose Marie Rodrigues Corrêa. As inscrições estão abertas na sede da secretaria, situada na rua vereador Mário Alfredo, centro, uma das transversais da avenida Itabuna e na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ao preço de 5 reais. No final, os participantes vão receber certificado de freqüência.
A coordenadora do setor de cursos profissionalizantes da Secretaria de Assistência Social, Ana Paula Dias Lins, informa que em apenas dois dias de treinamento a pessoa aprende a cortar e montar qualquer tipo de roupa mesmo que não tenha nenhuma noção anterior sobre o assunto e não saiba nada dessa atividade. Ela destaca que nesses dois dias a monitora dará diversas dicas sobre o uso correto e aproveitamento da máquina caseira para costurar malhas, moletons, tecidos com elastano, microfibras e tecidos sintéticos, além de montagem e acabamento. A idade mínima dos participantes é de16 anos.
SEGUNDO SEMESTRE – Ainda para este semestre, a secretaria realiza cursos de pintura em tecidos, com taxa de 10 reais, e uma carga de 80 horas/aula; corte/escova, com taxa de 15 reais, e 100 horas/aula; colorimetria, com taxa de 15 reais, 70 horas/aula; diagnóstico e tratamento capilar, com 10 reais, 20 horas/aula; e auto maquiagem, com taxa de 10 reais, com 20 horas/aula. No primeiro semestre foram promovidos cursos profissionalizantes de colorimetria, corte/escova e corte/costura. Esses cursos são em parceria com o Senac.