ILHÉUS IMPLANTA NOVO SISTEMA DE GESTÃO DO ISS

A Secretaria de Finanças de Ilhéus está implantando um novo modelo de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS) com sistema totalmente informatizado, onde o contribuinte pode acessar seus débitos junto à prefeitura, efetuar a escrituração do livro fiscal e ainda gerar as guias de recolhimento. Tudo isso estará disponível a partir de 1º de agosto. Para chegar ao sistema via Internet basta entrar no site www.ilhéus.ba.gov.br onde o contribuinte poderá obter todas as informações necessárias, sendo preciso passar alguns dados a respeito das notas fiscais numeradas e seus valores para concretizar o processo rápido e eficiente do ISS.

O economista Jorge Cortez, da empresa Cetead/Gissonline, responsável pela implantação do sistema, informa que o novo modelo vai permitir crescimento substancial na arrecadação do imposto sem aumento da alíquota, tendo em vista a redução da sonegação, uma vez que permite o cruzamento de informações imprescindíveis para combater esse tipo de delito. Com isso, falou que o município passa a ter mais recursos para aplicação em investimentos da área de educação, infra-estrutura e saúde entre outros que beneficiam a população.

Explica o economista, além da redução da sonegação, a modernização de gestão do ISS, que utiliza o sistema Gissonline, possibilita a prefeitura fazer avaliações relacionadas ao nível de capacitação profissional. Outras vantagens atribuídas ao sistema por Jorge Cortez estão ligadas a avaliações econômicas do município e a informações sobre o ranking dos principais contribuintes e tomadores de serviços de Ilhéus. Disse que a partir da implantação os tomadores de serviço passam a fazer declaração mensal e o sistema cruza as informações, “onde será possível então combater a sonegação”.

Edmon Darwich, secretário de Finanças de Ilhéus diz que a GISS tomador é uma declaração obrigatória que deve ser preenchida mensalmente por toda e qualquer empresa ou profissional liberal que contrate serviços dentro ou fora do município. Também toda pessoa jurídica ou profissional liberal estabelecido em Ilhéus que contratar serviços fora do município deverá obrigatoriamente declarar a GISS tomador. Para isso a Secretaria de Finanças está enviando a identificação de usuário e a senha para acesso ao novo sistema, que serve tanto para a GISS contribuinte quanto para a GISS tomador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *