“ESPAÇO CYRO DE MATTOS”

O Museu do Mar da Capitania, equipamento mantido pela Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), inaugura nesta segunda-feira (27) em sua sede, localizada no bairro de Nova Brasília, zona sul de Ilhéus, mais um espaço dedicado à literatura regional. Dessa vez é voltado ao escritor, contista e poeta grapiúna Cyro de Mattos O objetivo é enriquecer o acervo, tendo em vista o oferecimento de grande número de opções ao público que procura o equipamento caracterizado pela variedade de peças e títulos literários.

Ele é autor de vários livros, a exemplo de “Cancioneiro do cacau”, “No lado azul da canção”, “Histórias do mundo que se foi”, “O menino camelô” e “Vinte poemas do rio”. Na galeria “Cyro de Mattos”, além desses exemplares e outros da obra do escritor, serão disponibilizados ainda o retrato do poeta, seus dados biográficos e bibliográficos. Poemas como “Ilhéus-Pontal”, “Em louvor à Nossa Senhora da Vitória”, “Rio morto” e “Visitando a Maramata”, este originado na visita que o autor fez à sede da Maramata.
Entre tantas opções que o museu oferece, em termos de literatura no equipamento existem obras e fotos dos escritores Jorge Amado, Adonias Filho, Sosígenes Costa, Hélio Pólvora, Florisvaldo Matos e Valdelice Soares Pinheiro. O museu foi criado em 2002 e já registra a visita de mais de duas mil pessoas. Peças de outros segmentos, a exemplo do náutico, surf, entre outros, fazem do museu um equipamento eclético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *