O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, empossa nesta terça-feira (20), os novos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública, que tem a finalidade de incentivar a atuação articulada e harmônica dos órgãos da administração federal, estadual e municipal na execução da política de defesa social e de segurança pública, além de elaborar estudos visando o combate às causas da violência e participar do planejamento, da implantação e divulgação de campanhas com vistas à orientar a população sobre as atividades de segurança pública comunitária e preventiva. Na mesma solenidade o prefeito irá criar o Fundo Municipal de Segurança. O está marcado para às 10 horas, no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, com a presença diversas autoridades e representantes dos órgãos de segurança pública sediadas na cidade.
O conselho, órgão dotado de autonomia, terá nos seus quadros representantes três membros indicados pelo prefeito; de juízos das Varas Criminais e da Infância e Juventude desta comarca; de promotores de Justiça com atuação nas Varas Criminais e da Infância e Juventude. Também irão fazer parte do conselho dois vereadores indicados pelo Legislativo, do comandante do 2º BPM, da 18ª Coorpin, do delegado da Polícia Federal, do comandante do Corpo de Bombeiros e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção de Ilhéus.
Além dessas autoridades, o conselho terá representantes dos Lions Clubes Ilhéus-Centro, Ilhéus-Pontal e Ilhéus-Norte, Rotary Clube, Sindicato dos Radialistas, Associação Pró-Meninos de Rua, Grupo de Ação Comunitária, lojas maçônicas Regeneração Sul-Bahia, Vigilância e Resistência e Elias Ocké, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus, Sindtaxi, Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul, Câmara de Dirigentes Lojistas, das empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo, dos conselhos comunitários de segurança pública, Conselho Tutelar, 13ª Ciretran, Secretaria de Trânsito e Transporte e União dos Estudantes de Ilhéus.
FUNDO – Já o Fundo Municipal de Segurança Pública tem o objetivo de custear as ações, campanhas e programas aprovados pelo Conselho Municipal de Segurança Pública e as despesas vinculadas aos convênios, que são elaborar projetos destinados a equipamento, treinamento e qualificação da guarda municipal. O fundo será gerido pela Secretaria de Administração.