HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BATACLAN

Após a entrega à comunidade das obras de restauração do novo centro cultural da cidade – Bataclan – onde funciona espaço multimídia, cyber-café, área para a realização de eventos e o quarto temático de Maria Machadão, a Fundação Cultural de Ilhéus divulgou o horário de funcionamento do equipamento de lazer e entretenimento. De acordo com a programação, diariamente, das 9 às 23 horas, a população e turistas poderão visitar o quarto de Maria Machadão (cortesã do Bataclan durante o período de sua existência entre 1925 e 1936), além do Memorial Minha Ilhéus, que é aberto ao público até às 21 horas. O equipamento foi restaurado através de parceria entre a Petrobras, o Programa FazCultura e a prefeitura.

Já a partir de amanhã (14), segundo o gerente do espaço, Pawlo Cidade, o Bataclan estará com a programação eclética, e a partir das quartas-feiras o freqüentador do centro terá a oportunidade de assistir de forma didática a maneira como o coronel Coriolano conheceu Glorinha e dos xamegos de Nacib com Risoleta – em esquetes teatrais com a apresentação dos atores Janete Lainha, Eli Izidro e Takaro, com início às 19h30min.

De acordo com a programação, às sextas-feiras, a partir das 19h30min, a direção do novo centro cultural de Ilhéus reservou a apresentação do tango argentino ao cancan francês. As atrações internacionais do Bataclan de outrora com a Companhia de Núcleo da Dança e a participação especial de Dennis Campobello (Canadá) e Rogério Mattos. Já aos sábados, a partir das 19h30min, está programado I Sarau Lítero-Musical, através do amor e a harmonia dos poemas de Fernando Pessoa ao som do violino e a participação do português Fernando Candeias e da francesa Claire Feuillet.

TURISMO – O prédio do Bataclan, que recebeu intervenções urbanísticas e arquitetônicas faz parte do Quarteirão Jorge Amado – está situado na avenida 2 de Julho. As obras de restauração representam um importante investimento de apoio ao turismo ilheense, uma vez que devolve ao patrimônio histórico e cultural de Ilhéus, o antigo bordel foi cenário do romance “Gabriela, cravo e canela”, editado na década de 50.

Considerado um dos principais ícones do turismo do sul da Bahia, o prédio do Bataclan – que tem dois pavimentos – uma vez que tem recebido todos os anos milhares de visitantes do país e do exterior, muitos deles fazendo questão de ser fotografados em frente à fachada da boate, que era o centro da vida noturna de Ilhéus e ponto de encontro de coronéis do cacau, intelectuais e de inúmeros boêmios da região sul e de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *