EXPOSIÇÃO DE FOTOS DE ILHÉUS ANTIGO

Em comemoração ao segundo ano aniversário do Arquivo Público Municipal João Mangabeira e da nova Biblioteca Pública Adonias Filho, marcando os 470 anos de fundação de Ilhéus, a Fundação Cultural, em parceria com o Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realiza até o dia 31 deste mês, uma exposição de fotografias antigas da cidade, aberta gratuitamente à comunidade. Através do tema “Ilhéus: imagens do passado”, os trabalhos estão expostos na sede do arquivo, situado na praça Castro Alves.



Foto: Arquivo

A administradora do arquivo público, Meiry da Silva Bonfim, diz “a fotografia foi e ainda é utilizada como uma janela para o passado, ressaltando que esses trabalham mostram a importância da preservação da memória documental, porque através delas tomamos conhecimento das nossas riquezas e a beleza do patrimônio história de Ilhéus”, ressaltando que a população pode visitar a exposição do conjunto de banners produzidos para a mostra. Tem sido grande o número de visitas diárias ao equipamento, com destaques para professores, estudantes e turistas oriundos de várias localidades, a exemplo de São Paulo, Porto Seguro, Itabuna, Valença (Boipeba) e também de Ilhéus.



Foto: Arquivo

FOTOS – O acervo retrata parte da história da cidade, a exemplo das praças Castro Alves (antiga residência da família Costa Lino, onde funcionou a sede do vice-consulado de Portugal), Luiz Viana (um dos pontos turísticos de Ilhéus, onde atualmente estão situados o Teatro Municipal e o Largo Cultural), J. J. Seabra (onde está o prédio da Loja Maçônica Elias Ocké e antiga residência do coronel Miguel Alves), Coronel Pessoa (inaugurada no século XX, considerada na época uma das principais obras da cidade) e Rui Barbosa (inaugurada na década de 20, é caracterizada pela preservação de aspectos bucólicos e avenida São João (atual avenida Soares Lopes). Na exposição constam o porto antigo, estação de ferro, avenida 2 de Julho e vista parcial do palacete Berbert, residência oficial do coronel Ramiro Castro.



Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *