CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE AIDS

O acesso dos portadores do vírus HIV ao tratamento da Aids e as informações fundamentais sobre a doença, são os principais pontos da XV Conferência Internacional de Aids, evento que será realizado de 11 a 16 de julho mês, em Bangkok, capital da Tailândia. Para debater o assunto com autoridades de todo o mundo, a Secretaria de Saúde de Ilhéus enviará a coordenadora do Programa DST/Aids do município, enfermeira Tânia Cordeiro, que foi indicada por coordenadores estaduais e municipais que representam as cinco regiões do país na Comissão de Gestão (Coge), que atuam junto ao Programa Nacional de DST/Aids. A representante de Ilhéus participa da comitiva com o ministro da Saúde, Humberto Costa, e com o diretor do Programa Nacional de DST/Aids, Alexandre Grangeiro.

Além do acesso ao tratamento e informações sobre a doença, a conferência trata ainda de assuntos ligados ao ingresso do portador à educação. Segundo Tânia Cordeiro, o tema deste ano do encontro reflete a necessidade por parte de todos os grupos envolvidos na área de HIV e Aids, de se ampliar e democratizar a entrada a todos os recursos desenvolvidos pela comunidade cientifica após 20 anos do inicio da epidemia, principalmente para os países mais pobres e vulneráveis à doença.
Diz Tânia Cordeiro, na conferência o Brasil vai apresentar 25 trabalhos em várias áreas, a exemplo do tratamento com novas políticas públicas, comunicação, prevenção, vigilância epidemiológica, desenvolvimento cientifico e tecnológico, cooperação externa e direitos humanas. Este ano, o evento vai reforçar o comprometimento de lideranças e autoridades governamentais na resposta à epidemia, que após essas duas décadas de enfrentamento contribui para aumentar a qualidade de vida de pessoas soropositivas e conseguir reduzir a taxa de novas infecções em todo mundo.
A respeito da realização da conferência, o secretário de Saúde de Ilhéus, Paulo Medauar, disse que as autoridades brasileiras participarão de simpósios, workshops e apresentações orais, além de discussões de estratégias para ampliar o acesso, citando seu próprio exemplo de tratamento universal e gratuito aos doentes de Aids. “O Brasil vai expor os principais projetos e resultados acumulados durante 20 anos pelo Programa Nacional de DST/Aids. Para Medauar, “a participação da representante de Ilhéus pela segunda vez consecutiva na conferencia internacional de Aids, reflete o compromisso do governo municipal com o enfrentamento da epidemia e com a participação ativa dos técnicos nas discussões das políticas públicas para o setor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *