ANIVERSÁRIO DO TEATRO MUNICIPAL

O Teatro Municipal de Ilhéus, um dos mais importantes símbolos da cultura da região sul do estado, completa 18 anos de reconstrução no próximo sábado (10). Para marcar a data, será realizado um espetáculo gratuito de voz e violão. Os arranjos de composições para voz e violão serão executados pela dupla formado por Palmira, que faz o vocal, e Levita que conduzirá os acordes no instrumento a partir das 21 horas, para comemorar a história do reinício das atividades do espaço teatral. Os convites estão sendo distribuídos pela direção do Municipal.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

O dueto de voz e violão que marcará os 18 anos do teatro considerado um dos mais modernos do interior do nordeste, é promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus, mantenedora do espaço reconstruído em 1986 pelo prefeito Jabes Ribeiro para incentivar a produção de espetáculos locais, sediar projetos importantes para a cultura, além de receber trabalhos produzidos em outras regiões do país. Depois da reconstrução, o teatro sofreu reforma em 2000, o que traduz a preocupação do prefeito Jabes Ribeiro com a valorização da cultura e a história do município.

Antes de ser reconstruído, compromisso assumindo pelo prefeito Jabes Ribeiro com segmentos artísticos e culturais da cidade, o Municipal de Ilhéus, que ainda traz em sua fachada a primeira grafia de “Cine Theatro Ilhéos”, estava em ruínas. Depois de recuperado passou a ser um dos vários monumentos históricos que compõem o Quarteirão Jorge Amado, sítio arquitetônico que preserva as marcas dos cenários imortalizados pelo escritor Jorge Amado em romances como “Gabriela, cravo e canela”, “São Jorge dos Ilhéus” e “Terras do sem fim”.

DUETO – Palmira e Levita criaram o dueto em 1985, com sonoridade essencialmente acústica e repertório calçado na bossa nova e no jazz standrd americano. Caracteriza-se ainda pela originalidade nas releituras das músicas dos Beatles e da axé-music. Lançou o primeiro CD em 1998, com o título “Emergentes da madrugada”. A dupla foi projetada internacionalmente através da música “Rapunzel”, de autoria de Carlinhos Brown e Alan Tavares, com participação de Aroldo Macedo. O projeto atual da dupla é a gravação do CD autoral Bossa Baiana, com música do próprio Levita e parceiros da Bahia como Gerônimo, Vevé Calazans, Edu Casanova, Carlinhos Brown, Wálter Queiroz, Renata Falconi e Sílvio Hernandez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *