PALESTRAS E OFICINAS – No período da tarde, está programada uma mesa redonda sobre o Papel dos Comitês na Gestão dos Recursos Hídricos, com a participação de Paulo Paim, secretário executivo do Conselho de Recursos Hídricos do rio Grande do Sul e o professor Antonio José Andrade Rocha, diretor de mestrado e doutorado em planejamento e gestão ambiental da UCB. Paulo Paim também realizará uma palestra sobre o dia a dia de um comitê de bacias e suas estórias.
A programação para o dia 14 prevê a realização de duas oficinas. Uma sobre a identificação do modelo de gestão das águas adequado á Bacia do Leste e a segunda sobre as diretrizes estratégicas para a preparação do Plano de Bacias do Leste. A agenda inclui ainda uma sessão plenária para aprovação do modelo de gestão para a Bacia do Leste e uma outra para as diretrizes e ações estratégicas para a preparação do Plano de Bacias do Leste.
O Comitê das Bacias do Leste também anuncia suas atividades internas no período de 12 a 17 de julho. Dia 12, os integrantes do comitê participam de uma reunião para nivelamento das informações aos membros do comitê. Dia 15 e 16, será realizada uma oficina sobre o planejamento estratégico para o Plano da Bacia Hidrográfica do Leste, definição e estruturação das Câmaras Técnicas, definição do cronograma de ações e elaboração do relatório final do comitê. Todo o programa está voltado para a definição do novo modelo de gestão dos Recursos Hídricos preconizado pela lei 9433/97, que concentra nos organismos de bacia a missão de buscar uma gestão mais eficiente, que indique as alternativas de desenvolvimento econômico sustentável e mais justo do ponto de vista sócio-econômico e ambiental.