O Programa ArtEducAção da Bahia volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus, neste sábado (8), às 19 horas, com a realização de festivais artísticos que marcam o encerramento de atividades artístico-pedagógicas que foram iniciadas em diversas cidades baianas, em setembro do ano passado. As 240 crianças beneficiadas pelo projeto em cada uma das cidades vão apresentar números de teatro (montagem e fantoches), artes plásticas (adereços), contação de histórias, poesia, dança (balé e jazz) e história em quadrinhos. O ArtEducAção, ao longo desses nove meses de atuação conseguiu contribuir de maneira efetiva para o fortalecimento da auto-estima dessas crianças que, na sua maioria, encontravam-se com dificuldade de socialização.
A coordenação do evento garante que o ArtEducAção está promovendo a educação e a cidadania de três mil crianças de doze municípios baianos, utilizando a arte como instrumento principal. As crianças beneficiadas têm entre 7 e 17 anos e foram indicadas pelas secretarias de Educação, Cultura e Ação Social. Além de Ilhéus e Itabuna – o festival será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, no dia 9, às 19 horas -, outras dez cidades foram contempladas, a exemplo de Juazeiro, Barreiras, Nazaré e Valença (que já realizaram o festival), Jequié (11/6), Vitória da Conquista (12/6), Alagoinhas (16/6), Feira de Santana (18/6), Jacobina (20/6) e Paulo Afonso (9/7).
AVALIAÇÃO – As crianças participaram de oficinas artísticas comandadas por professores contratados nas próprias cidades. Na avaliação dos mestres, os resultados obtidos confirmam que houve aumento na participação dessas crianças tanto na escola como na família. “O programa conseguiu contribuir para aumentar o interesse das crianças pela arte, tornando o ambiente da escola mais atraente”, afirma Paulo Atto, coordenador do projeto. A iniciativa é patrocinada pela TIM através do Fazcultura e apoio das prefeituras dos municípios envolvidos.