Como parte integrante das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 -, a direção da Escola Municipal Princesa Isabel antecipou para o dia 4, a realização do “Workshop Manguezal Vivo”. A solenidade de abertura está programada para às 15 horas, no auditório do escritório local da Ceplac, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do presidente da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), professor Soane Nazaré de Andrade, dentre outras autoridades locais, a exemplo de secretários e assessores municipais, vereadores, ambientalistas, professores, alunos e colegiado da unidade de ensino. Em seguida, será proferida palestra sobre preservação do ecossistema.
A diretora da escola, professora Lidiney Campos, destaca que a finalidade do workshop é despertar nos alunos e na comunidade o interesse pelos manguezais, além de sensibilizar e conscientizar no sentido de conservar o ecossistema, através de hábitos e atitudes saudáveis, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida e manutenção do desenvolvimento sustentado. “Outro ponto que considero de sua importância é a redução da degradação ambiental dos nossos rios e a geração de emprego e renda através de organizações não-governamentais que trabalham com comunidades, a exemplo de Vila Nazaré, Princesa Isabel, rua do Mosquito e Teotônio Vilela”, assegura.
MOSTRAS DIVERSAS – Lembra Lidiney Campos que dentre as diversas atividades programadas para o evento destacam-se apresentação de jogral, de grupos de dança e exposição de trabalhos realizados por alunos, a exemplo de maquetes e cartazes que enfocam a conservação e preservação do ecossistema manguezal, com ações voltadas para a manutenção da qualidade de vida. “Na verdade, todos esses trabalhos são resultados de longo esforço de pesquisa feita por nossos alunos nos locais altamente degradados, onde eles moram”.