Com o título “Nós e o meio ambiente: Agenda 21 de Ilhéus – Lição de Cidadania” a Fundação da Universidade Livre do Mar e da Mata está distribuindo para os alunos do ensino médio e fundamental uma cartilha ambiental com texto e projeto gráfico de Nani Albuquerque, fotos de Jackson Freitas. O trabalho tem o apoio dos Banco do Nordeste do Brasil e está na sua segunda edição.
A cartilha destaca que a Agenda 21 representa o compromisso do Governo de Ilhéus e da sociedade em buscar uma vida melhor para a nossa geração sem comprometer a sobrevivência das gerações que vêm depois. A agenda foi elaborada a partir de uma discussão entre técnicos e representantes da sociedade civil organizada que discutiram sobre o impacto ambiental da ação do homem e a necessidade de políticas mais eficientes nas áreas de educação, saúde, segurança, cultura e serviços públicos, interferindo na qualidade de vida da população.
Conceitualmente, a cartilha ressalta que a Agenda 21 de Ilhéus é o lugar onde todos marcam compromissos com a vida, dizendo de que forma podemos agir para garantir um futuro melhor para todo o planeta, a partir da própria cidade, onde todos vivem, atuam e trabalham. A cartilha faz parte de um programa maior de educação ambiental, um esforço complementado por cursos, palestras e eventos.
Ela também enfatiza o papel da Maramata para despertar o interesse da comunidade ilheense pelo meio ambiente, contribuindo ao mesmo tempo para que sejam encontradas soluções para os problemas que colocam em risco a nossa vida, fazendo com que as pessoas compreendam que, para viver, é preciso preservar. Cartilha também traz um informe sobre o Museu do Mar e da Capitania, que funciona num anexo ao campus da Universidade de Mar e da Mata, que hoje é uma referência ambiental na Bahia