PLANO DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS

O Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, na orla marítima de Ilhéus, está desenvolvendo ações de promoção e captação de eventos com o objetivo de ampliar as vendas do próprio centro e o destino turístico. O trabalho reúne uma grande equipe técnica do Grupo Predial Tecnologia em Serviços, empresa com quatro décadas no mercado, que venceu licitação em setembro de 2002 para administrar os Centros de Convenções de Ilhéus e Porto seguro.

A gerente de negócios da unidade, Shirlei Dantas, disse aos jornalistas esta semana que o plano é resultado de uma estratégia que inclui a promoção do Centro de Convenções de Ilhéus em eventos especializados, como congressos e feiras de entidades do setor, a exemplo da Abracef, ABIH e Abeoc. Além disso, a predial produziu material promocional como folders e CD Card, com fotos e informações detalhadas sobre os equipamentos, que estão sendo enviados para cerca de 600 empresas promotoras de feiras, organizadoras de eventos e entidades realizadoras. Segundo ela, as associações médicas são os grandes promotores do setor.
Shirlei Dantas informou que o Centro de Convenções de Ilhéus terá de atingir a meta de 70 por cento da ocupação anual, 10 por cento a mais que Porto seguro. O centro tem alto índice de visitas técnicas, que representa o interesse dos promotores de eventos na contratação do equipamento. Ela refuta a idéia de que o Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães tenha altos preços: o metro quadrado do auditório Jorge Amado, de excelente infraestrutura, é um dos mais baratos do País, podendo ser locado a 98 centavos. Em 2003, esse centros, concorrendo com os outros centros do Nordeste, ganharam o Prêmio Caio, uma espécie de Oscar de Equipamentos para Eventos. Ilhéus recebeu o Jacaré de Prata e Porto Seguro, o Jacaré de Ouro, como melhores na categoria “Centro de Convenções e Pavilhão de Feiras”.
DESAFIOS – Segundo Shirlei Dantas, a consolidação do destino turístico como pólo de eventos não depende apenas do plano de vendas do centro de convenções, mas da atuação conjunta com os setores públicos e privados interessados em atrair turistas e potenciais consumidores. Afirma que há algumas dificuldades locais que precisam ser superadas, como falta de apoio econômico das empresas patrocinadoras, melhor qualidade de serviços da rede hoteleira, oferecimento de mais opção de lazer nas áreas cultural, restaurantes e boates, o valor da passagem aérea e a necessidade de consolidação do Convention Bureau. Nesse sentido, disse que uma série de contatos com o trade local já está sendo realizada para articular parceria mais efetiva na venda do destino. “É fundamental a união dos empresários com o poder público para garantir a promoção de Ilhéus como pólo turístico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *