PROGRAMA DE CONSCIÊNCIA NEGRA

O projeto educacional de consciência negra desenvolvido desde o ano de 98 para cerca de 850 alunos matriculados na Escola Municipal do Banco da Vitória, da 1ª a 8ª séries do ensino fundamental, será encerrado no sábado (29) com a realização do concurso de beleza feminina e masculina. Além disso, durante o último dia das atividades do projeto acontecerão, na Escola Municipal do Banco da Vitória, diversas oficinas e palestras sobre o tema que levou estudantes da raça a trabalharem com a auto-estima.

Idealizado pela então diretora e atual supervisora da escola, Ana Rita Azevedo, o projeto reuniu funcionários, professores e alunos em torno de uma proposta a respeito da necessidade de mudanças na maneira de pensar, principalmente em se tratando de alunos negros, que passaram a ver o mundo dentro de um outro prisma. Segundo a atual diretora da escola, Siomara de Mello Bastos, nos meses de abril e maio, foram realizadas muitas atividades para acelerar o processo e permitir um número maior de informações sobre consciência negra, que deverão ser utilizados durante toda a vida.

Siomara de Mello disse ainda que o projeto foi apresentado pedagogicamente ao alunado, tendo em vista a absorção maior dos diversos temas sobre consciência negra expostos ao longo dos sete anos em que a iniciativa foi desenvolvida na escola, com êxito e grande aceitação por parte do público alvo e pais de alunos. Na sua visão, o principal objetivo do projeto foi atingido, uma vez que mostrou a necessidade do negro ter consciência de sua importância para a construção da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *