Com a inauguração da primeira clínica oftalmológica para atendimentos exclusivos aos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus), a Secretaria de Saúde de Ilhéus está ampliando os avanços do setor visando melhorar ainda mais o acesso dos pacientes da rede pública. A unidade – Clínica de Olhos Eusínio Lavigne/Sus Municipal -, situada na avenida Lomanto Júnior, 50, bairro do Pontal, será inaugurada às 19 horas desta segunda-feira (31), em convênio com a prefeitura, funcionará de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com pronto atendimento, quatro consultórios distintos e uma equipe formada por sete especialistas, sendo três cirurgiões gerais e um de catarata.
Construída numa área total de 310 metros quadrados, a clínica funcionará com os oftalmologistas Eusínio Lavigne, Eduardo Beródia e Dilma Fernandes (cirurgiões), contando ainda com os serviços diários dos médicos Eduardo Patury, Carlos Frederico Suzart Argolo, Marco Aurélio e Yanina Del Pomo Pilar. De imediato, sua capacidade é proceder todo o mês um total de 1 mil e 100 atendimentos, inclusive com cirurgias em pterígio e catarata, através do médico Eusínio Lavigne, além de exames de mapeamento de retina, fotocoagulação a lazer, ionometria, dentre outros.
Segundo Eusínio Lavigne, a idéia de construir a clínica oftalmológica municipal do Sistema Único de Saúde surgiu através de gestões do secretário Paulo Medauar, que sempre demonstrou preocupação quanto à assistência oftalmológica ao usuário do Sus no município. “Na verdade, Ilhéus é a primeira cidade do interior da Bahia a contar com uma clínica exclusiva para esse segmento”.
Destaca o oftalmologista que a unidade é dotada de equipamentos avançados e conta com amplas instalações voltadas para melhor atender os pacientes da rede pública de saúde. “A clínica vai realizar procedimentos cirúrgicos avançados e é uma das primeiras do estado a contar com um atendimento público de alta qualidade”.