Como parte integrante das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Mata Atlântica, uma extensa programação marca a data em Ilhéus com a realização de diversas ações em duas etapas: durante o dia no Teatro Municipal e no período da noite na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No dia 27, a Base Mata Atlântica do Centro de Recursos Ambientais (CRA), a Uesc, e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica vão realizar um evento comemorativo ao dia, com o apoio da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Ceplac, Iesb, Ibama, Grama, Semarh, dentre outras instituições que estão envolvidas com a preservação do meio ambiente no estado, município e principalmente na região sul da Bahia.
De acordo com a programação, durante todo o dia 27 estará aberta á visitação pública, no Largo Cultural – em frente ao Teatro Municipal -, uma exposição de painéis; às 15 horas, encenação da peça teatral “Higiene radical”, com montagem e direção do Grama; e às 17 horas, apresentação do coral da Ceplac, encerando assim as atividades no centro da cidade. Já às 19 horas, no auditório Governador Paulo Souto, da Uesc, está programada mesa redonda “Projeto Corredores Ecológicos”, que faz parte do VIII Encontro Regional de Agroecologia.
DIA – O Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituído em 1999 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através de iniciativa do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da rede de organização não-governemantal da Mata Atlântica. Segundo historiadores, o dia 27 de maio foi escolhido por ter sido nessa data, em 1560, quando o padre José de Anchieta assinou a carta de São Vicente. Esse documento teria sido o primeiro a tratar da importância da biodiversidade das florestas tropicais no país.