Como parte integrante das ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – dia 18 -, Ilhéus realiza o I Encontro Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual. A solenidade de abertura está marcada às 7h30min do dia 17 deste mês, no auditório do Colégio Estadual. Na oportunidade, serão desenvolvidas cerca de 30 oficinas que farão trabalhos e temas relacionados com a juventude e em parceria com os diversos órgãos públicos e privados sediados no município, a exemplo do Ministério Público, Conselho Tutelar, Programa Sentinela, Juizado da Infância e Adolescência, polícias Militar e Federal, Sebrae, Direc-6, Fundação Cultural e as secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde, conforme informação da coordenadora municipal do Programa Sentinela, Ana Ceres Ferreira.
Além da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e dos representantes desses órgãos de Ilhéus, também participação do evento, diretores, professores e estudantes dos colégios Vitória, São Jorge, Ceamev e dirigentes da Sociedade Filarmônica e Academia Dinâmica e Movimento. Após a abertura dos trabalhos, às 7h30min, várias explanação vão acontecer durante toda a manhã, com parada para almoço, retornado o ciclo de palestras às 13h30min e encerramento programado para às 15 horas.
Segundo informação da coordenadora municipal do Programa Sentinela, caso a população deseje denunciar alguma violência sexual contra crianças e adolescentes, basta fazer a sua parte, porque o caminho correto é se dirigir ao Conselho Tutelar, “uma vez que o slogan da campanha deste ano é “Esquecer é permitir e lembrar é combater”. É bom lembrar que o município de Ilhéus está integrado no protagonismo infanto-infantil na luta contra a impunidade”.