Segundo o coordenador do evento, professor Luiz Alberto Mattos Silva, o Seminário tem o objetivo de envolver a população na discussão de temas diretamente relacionados com a preservação e a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Santana. Ele lembra que o rio banha um vale de alto potencial produtivo e é o principal fornecedor de água para a zona sul da cidade de Ilhéus. Entretanto a população precisa evitar o desaparecimento dos peixes nativos, camarões e pitus.
Às 9 horas será apresentada a palestra sobre a Importância Econômica dos Peixes da Bacia do Rio Santana, pelo professor Luiz Gustavo Tavares Braga. A segunda palestra está prevista para começar às 10 horas, sobre Diversidade, Aspectos da Reprodução e Importância Econômica dos Camarões de Água Doce, pelo professor Alexandre Oliveira de Almeida.
Os organizadores estão esperando a presença de representantes de todas as intuições envolvidas com o problema, principalmente, a Embasa, Ibama, Bahiapesca, Ministério Público, Prefeitura de Ilhéus e Condema. O encerramento está previsto para o meio-dia com debate e distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.