O deputado federal Pauderney Avelino (PFL-AM) retirou a emenda que apresentara ao Projeto de Lei n.º 3.015/2004, que tratava da exclusão de monitores de vídeo e terminais portáteis de telefonia celular da lista de produtos incentivados pela Lei de Informática, o que acarretaria sérios prejuízos ao Pólo de Informática de Ilhéus, podendo até mesmo provocar o fechamento das fábricas instaladas no município. Para reverter esta situação, o prefeito Jabes Ribeiro e empresários do pólo encaminharam requerimentos para a bancada baiana no Congresso Nacional, solicitando apoio incondicional para que a emenda não fosse para votação.
Em ofício enviado ao gabinete do prefeito Jabes Ribeiro, o deputado federal Coriolano Sales (PFL-BA) comunicou que, em comum acordo com Pauderney Avelino, a emenda que feria os interesses do Pólo de Informática de Ilhéus e de centros eletroeletrônicos em outros estados, foi retirada após entendimentos de bancada. Segundo o prefeito, “a emenda somente atenderia aos anseios das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus que, por possuir legislação específica, iriam usufruir o benefício com a redução/isenção do IPI, condenando a falência, via de consequência, aquelas fora de Manaus, a exemplo do Pólo de Informática de Ilhéus que atualmente conta com 52 empresas, gerando 1.500 empregos e faturando cerca de 850 milhões de reais”.
Uma das empresas instaladas em Ilhéus e que sofreria com a aprovação da emenda seria a Waytec Tecnologia, líder na fabricação de monitores de vídeo com tecnologia LCD com 35 por cento do mercado nacional, de acordo com o Instituto de Pesquisa IDC (International Data Corporation). A Waytec emprega diretamente 180 funcionários e está prestes a inaugurar sua sede própria no Pólo de Informática de Ilhéus, que demandou investimentos superiores a R$ 8.000.000,00.