ILHÉUS SEDIA CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Ilhéus realiza neste final de semana – dia 17, das 9 às 12h30min, na Cabana de Bazaia – no campus da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), situada no bairro Brasília, zona sul de Ilhéus, plenárias municipais da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. A solenidade de instalação será presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, cujo evento tem a finalidade de contribuir para a prevenção e combate de todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, visando construir de forma plena a igualdade de gênero, além de propor diretrizes para a fundamentação do plano nacional de políticas para elas.

Durante toda a manhã serão abordados diversos temas, a exemplo de saúde, educação, cultura e políticas públicas para mulheres que envolvem habitação, violência, trabalho e na política, que serão abordados pelas presidentes da Associação das Mulheres Ilheenses e da Fundação Cultural de Ilhéus, respectivamente, Ana Margarida Assunção Amado e Maria Luíza Heine, e da assistente social Suede Mayne, da secretaria municipal de Saúde, sobre “Direitos sexuais e reprodutivos”. A coordenação geral é da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fundação Cultural de Ilhéus e entidades que trabalham com mulheres no município.

CONFERÊNCIAS – Depois da plenária vai ser elaborado um relatório para ser apresentado na conferência estadual, marcada para o período de 19 deste mês a 30 de maio, em Salvador, que contará com a presença de oito delegados indicados tão logo os trabalhos sejam concluídos no campus da Maramata. Em todo o estado o evento terá a participação de 101 delegados que representarão a Bahia, na conferência nacional, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de julho, em Brasília.

De acordo com a presidente da Associação de Mulheres Ilheenses, Ana Margarida Assunção Amado, na I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres serão discutidos temas diversos, a exemplo do enfrentamento à pobreza, geração de renda, trabalho, acesso ao crédito e à terra; violência, políticas de segurança, questão racial e etnia; saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos; educação e cultura; juventude; poder, democracia e participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *