Questões relacionadas a segurança no transporte coletivo do município e o aumento do número de veículos irregulares que fazem o transporte de passageiros na cidade de Ilhéus, foram os principais motivos que levaram o prefeito Jabes Ribeiro a se reunir ontem (13), no salão nobre do Palácio Paranaguá, com o comandante do 2º BPM, Augusto César Salgado, o chefe da 13ª Ciretran, Ildiceu Bastos, o presidente do Sindtaxi, Nelson Oliveira, além de vereadores, empresários do setor e o secretário de Infra-estrutura de Ilhéus, Isaac Albagli. Os principais pontos enfocados no encontro trataram da elaboração de projeto de lei, em andamento, para disciplinar a atividade, e o estudo de ações que buscam impedir novas ações dos marginais nos ônibus.
Na ocasião, o prefeito sugeriu que o projeto que está sendo elaborado, no sentido de disciplinar o funcionamento do sistema de transporte coletivo de Ilhéus, tendo como principal razão para seu fim, o bem estar da população do município, passe por um estudo detalhado através de técnicos jurídicos, e com isso impedir que continue a ocorrer irregularidades no setor. Após esse trabalho, o prefeito informou que o projeto com a regularização da legislação do transporte em Ilhéus será apreciado pela Câmara de Vereadores. “O governo está absolutamente consciente que essas mudanças devem acontecer agora, para evitar que o problema se agrave como aconteceu em outras cidades brasileiras”. Segundo o presidente do Sindtaxi, Nelson Oliveira, hoje em Ilhéus existem 200 veículos fazendo o transporte irregular de pessoas e neste número estão incluídas motocicletas.
Sobre as medidas que devem ser adotadas no município, para evitar que os marginais continuem agindo nos ônibus – há cerca de 12 dias um motorista da empresa Viametro foi assinado durante assalto -, o prefeito disse que é preciso ações continuadas, visando inibir as ações dos bandidos. Jabes Ribeiro lembrou ainda da necessidade de adoção de medidas urgentes e eficazes para reduzir o número de assaltos aos ônibus, como meio de tranqüilizar a população do município.
Os membros da reunião voltarão a se reunir para traçar novos planos com vista a resolução desses problemas, como disse Jabes Ribeiro. Ele informou ainda que o município está criando um sistema de atendimento por telefone à população sobre o transporte coletivo, através do 0800, onde a comunidade poderá prestar queixas e apresentar sugestões a respeito do funcionamento do sistema. Tanto o comandante do 2º BPM quanto o chefe da 13ª Ciretran se dispuseram a trabalhar para resolver as questões, para impedir que a comunidade continue a ser prejudicada. Além dos representantes militares, do secretário de Infra-estrutura e dos empresários do setor, estiveram presentes no encontro os vereadores Jailson Nascimento, Carlos Alberto França, Valdineck Dantas e Antonio Bezerra.