MULHERES ILHEENSES SERÃO HOMENAGEADAS COM PEÇA TEATRAL

Estará em cartaz no Teatro Municipal de Ilhéus, amanhã (3) e domingo (4), sempre às 20h30min, o espetáculo “O sussurro do clitóris”, que pretende discutir o universo feminino percebido na região cacaueira no início de um novo milênio. Segundo Jocélia Kaffer e Erlon Costa, autores da peça, “a história de nossa região é marcada por inúmeras mulheres que atuaram e atuam de forma indiscutível, fazendo desse espaço um lugar de confrontos, dúvidas, realizações e certezas, cujas homenagens fazem parte da programação alusiva ao mês da mulher, e em especial a essas figuras femininas grapiúnas que ajudaram a escrever parte da história na região sul do estado”.

Destacam que na história de Ilhéus teve como uma participação ativa as Irmãs Ursulinas, a professora Conceição Lopes, e as sras. Horizontina Conceição Lemos, Valdelice Soares Pinheiro, Janete Lainha, Nevolanda Pinheiro, Mãe Ilza e a interpretação de Tereza Damásio”, contando que “enfim, somos direta e indiretamente influenciados por estas ilustres mulheres”. Lembram essas mulheres criaram e estiveram presentes em uma infinita atmosfera de solidariedade e devoção, foram verdadeiras senhoras de caridade e hoje assumem os clubes de serviço, a exemplo do Rotary, maçonarias e o Lions. Elas são líderes, parâmetros de resistência para uma sociedade que abre espaço para uma cultura há qual pouco tem ligação com a nossa realidade”, garantem.

AS HOMENAGEADAS – Na lista onde dos homenageadas aparecem os nomes da secretária municipal de Educação, Dinalva Mello; da presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maria Luíza Heine; da ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Renée Albagli; das sras. Dolores e Malvina Badaró, Luciene Reis, Eliane Sabóia, Dulce Drumonnd, Carolina Câmara, Silvinha e Simone, Chica de Cidra, Márcia Campello, Jane Poeta e Simone Lessa, dentre várias outras. “É baseando-se nessas mulheres que o espetáculo homenageia o mês da mulher, para o encontro com a arte, a técnica, a informação e você, mulher de todos os meses”, ressaltam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *