GOVERNO INVESTIU R$ 194 MILHÕES EM TURISMO NA REGIÃO

Ao fazer um balanço das ações do governo na área de turismo, o secretário de Turismo e Cultura do Estado, Paulo Gaudenzi destacou, ao participar do I Seminário do Plano Integrado e Estratégico de Marketing Turístico do Município de Ilhéus, que no período de 1991 a 2004 (13 anos) o governo investiu R$ 2 bilhões na Bahia e deste total, R$ 194 milhões, ou seja, quase 10% foram aplicados no desenvolvimento da Costa do Cacau, que tem como principal referência maior o município de Ilhéus. Ele também defendeu uma maior participação da iniciativa privada nos programas de desenvolvimento do turismo sustentado e explicou que hoje, para cada real investido pelo governo, a iniciativa privada aplicou 2,3 reais.

Ao falar sobre espacialidade turística no desenvolvimento econômico, o secretário ressaltou os aspectos do processo em termos de valorização dos atrativos naturais, históricos e culturais, gerando ao mesmo tempo uma diminuição da pressão turística, contribuindo para diversificar a economia regional e ainda para a geração de emprego e renda, que é um dos objetivos econômicos do setor. Destacou ainda a importância da infra-estrutura, da base de serviços existentes e ainda de proteção ao meio ambiente como fator de incentivo ao turismo, uma atividade transversal e com grande permeabilidade em relação aos demais segmentos da economia.

EQUILIBRIO – Paulo Gaudenzi também defendeu a ampliação do conceito de desenvolvimento sustentado, que deve levar em conta também o equilíbrio sócio-ecológico, além das alternativas de planejamento de médio e longo prazo para garantir os resultados econômicos desejados. Outro fator importante no planejamento da atividade turística seria, segundo ele, o ordenamento do território, planejando de forma adequada a sua ocupação fisica, com a delimitação da área de intervenção turística e implementação dos mecanismos de controle ambiental.

Como opção estratégica de desenvolvimento, ele propôs que a ação do governo seja compartilhada com a iniciativa privada para que sejam atingidos objetivos comuns e anunciou que o novo plano de entretenimento da Bahia, a ser implementado a partir de 2005, deverá levar em conta uma maior participação do setor privado, com ações na área de cultura e eventos, através da formação de um cluster de lazer. O projeto prevê a transformação da Bahia no primeiro polo de turismo do país, superando o Rio de Janeiro em 2010.

CRESCIMENTO – Ele enfatizou ainda, que a Bahia tem apresentado um crescimento anual de 7,5% no fluxo de turistas e que hoje, o grande diferencial a ser explorado é o cultural. Explicou que as atenções do governo estão centradas em programas voltados para o fortalecimento do turismo, uma vez que hoje, 80% dos turistas que visitam a Bahia são do mercado interno, mas, “o desenvolvimento do turismo está relacionado com uma decisão política e também coma definição de políticas de longo prazo, o que também estamos realizando.” O secretário destacou ainda, que culturas e turismo são fatos econômicos e por isto devem ocupar espaço nos cadernos de economia dos jornais.

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