Ao informar sobre as dificuldades financeiras do governo do estado para liberação dos recursos necessários ao projeto de desapropriação do Morro de Pernambuco, uma solicitação da Prefeitura de Ilhéus e da Universidade Livre do Mar e da Mata, o secretário de Maio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury, declarou, ao participar do I Seminário do Plano Estratégico de Marketing Turístico de Ilhéus, que em função de licitação de áreas marítimas para exploração de petróleo e gás nas bacias de Camamu e Almada, poderão ser colocadas cláusulas compensatórias para possíveis danos ambientais que possam ocorrer, permitindo assim, a alocação de verbas para o projeto que visa consolidar o tombamento de um dos cartões postais da cidade.
Jorge Khoury destacou que hoje, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água tratada e 2 bilhões não contam com serviços de esgotamento sanitário, daí a necessidade de uma gestão racional dos recursos hídricos. O secretário também apresentou um relato da política ambiental na Bahia, que foi um dos estados pioneiros na implantação do Conselho Estadual de Maio Ambiente há 30 anos e reuniu agora, na secretária de meio ambiente as unidades responsáveis pela gestão da poluição ambiental, da preservação de florestas e de recursos hídricos.
Destacou que o maior número de turistas que visitam o Brasil vêm atraídos pelas belezas naturais e que Ilhéus, no caso mais especifico, tem como parâmetros para a promoção de um programa de desenvolvimento sustentável, belezas naturais abundantes e também uma base cultural, que vem sendo aproveitada, o que vem sendo estimulado com as parcerias entre o poder publico, iniciativa privada e a comunidade.
O simpósio em Ilhéus teve ainda a participação do reitor da Uesc, Joaquim Bastos, que falou da educação no apoio ao desenvolvimento turístico e do superintendente do Sebrae na Bahia, Misael Aguillar enfocando a questão do desenvolvimento de base local que tem como base a integração de ações com a formação de uma rede de cooperação que aparece como fator de competitividade mesmo num mundo cada vez mais globalizado.